segunda-feira, 26 de julho de 2010

OUTRO MÉDICO


O Rô sugeriu que fosse em mais um médico por desencargo e fui hoje em uma médica mulher. Acho que ela entendeu melhor as minhas dúvidas e os meios anseios, o tipo de enjôo, o que devo fazer e o que melhor tomar. Ela me deu uma bolsinha super legal, tipo necessaire com: Mater Folic, o Ácido Fólico, o Damater que são complexos vitamínicos, o Fiber Mais, que achei o máximo para o intestinoe várias amostras do creme Luciara, que ajuda na prevenção de estrias, hidrata e dá elasticidade, da Bayer.
Pronto, está decidido, esta é a médica que quero meu acompanhamento. Foi ótimo. É isso meninas, se não gostarem ou sentirem confiança, deve procurar outro, pois é ele ou ela que vai te acompanhar.

terça-feira, 20 de julho de 2010

YOGA PARA GESTANTES

Muito se ouve falar sobre os benefícios da yoga para gestantes.
Estes benefícios se tornam ainda mais compreendidos e valorizados quando comparamos as diferenças geradas na gestante, no parto e no recém nascido dos alunos de kundalini yoga.

A gravidez é o tempo mais mágico, marcante e transformador na vida da mulher. Quando a mulher está grávida, ela pode se preparar psico-espiritualmente para atrair uma alma de alto nível de consciência espiritual. A yoga ajuda a mulher a compreender a maravilhosa benção da gestação e a oportunidade de criar um novo ser de forma integral. Durante a prática, sensações de paz, amor e segurança, são transmitidas, o que irá contribuir para a geração de um ser humano tranqüilo, amoroso e seguro.

Em termos físicos, a aula enfatiza:

* exercícios respiratórios, para aumentar o nível de oxigênio nas células
* fortalecimento do assoalho pélvico, glúteos e coxas (musculatura exigida no trabalho de parto)
* fortalecimento da lombar (para evitar dor nas costas)
* abertura de espaços na caixa torácica
* posturas de equilíbrio (que equilibram as emoções)
* relaxamento e meditação
Ligue e agende uma aula de YOGA KUNDALINI COM ISABELLE PIÃO. Tel: 11 2872-6686. E-mail: raizesgemelle@raizesgemelle.com.br

A MINHA DIETA

Ai, ai, segue a minha dieta. Dra. Vivi, socorro!!! Vamos lá, sei que é bom pra mim e o anjinho. Tem basatante coisa que já estou habituada, mas é que a fome que sinto, uh lá lá... O Dr. "Crazy", como chama o Rô, disse q tenho de seguir direitinho e q não é pra eu comer doce. Mas hoje foi nyver do André, um amigaço nosso e fomos todos para a Churracaria. Comi saladas, 3 pedacinhos de picanha bem passada, 1 de fradilha e 1 TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE!! Como não poderia, ela estava olhando pra mim e gritando: Come, o anjinho que comer...RSRSRSRSRS!!!!!!


PLANO ALIMENTAR E NUTRICIONAL (5-8 SEMANAS)
DESJEJUM: 8:00  (1 xícara de água morna)
  • Fruta
  • Chás de hortelã
  • 2 fatias de pão integral com azeite e gergelim salpicado ou manteiga ou tahine ou peito de peru ou cottage OU 2 fatias de pão sem glúten OU mandioca ou batata doce cozida
LANCHE: manhã
  • 1 UNIDADE DE FRUTA OU 3 DAMASCOS OU 3 AMEIXAS  
ALMOÇO: 13:00  
§  Saladas (avalie muito, caso não esteja boa prefiro que só coma cozidos)
§  Arroz integral cateto- 4 col sopa OU batata/ milho/ mandioca/ mandioquinha 4 col sopa
§  Verdura cozida- variados 4-5 col
§  Proteina animal- frango ou carne ou peixe tamanho medio.
 Lanche- escolha 1 opção 3 horas após o almoço
  • Leite ades ou suco de frutas suco e uva integral super bom ½ copo + 2 col sopa ração humana + 30 g de semente de abobora (1 xícara de chá) OU
  • Leite ades com ração humana + 1 und biscoito de arroz com geléia san dalfour ou manteiga OU
  • Suco com ração humana + 1 fatia de bolo integral OU
  • 1 und fruta + suco de frutas com 2 col sopa de ração
 JANTAR:
  • 3 X na semana SOPAS – sopa de abobora ou sopa de caldo verde light ou sopa de inhame ou sopa de legumes (colocar couve ou escarola na sopa) ou sopa de lentilha ou sopa de ervilha e 1 fatia de pão  integral ou 1 und biscoito de arroz okoshi (comprar mundo verde)
  • 3 x na semana- PROTEINA – (proteína file de peixe ou frango ou carne ou omelete recheada com cenoura ou com tomate e muzzarela de bufala) e legumes 5 col sopa
AO DEITAR OU ACORDAR- 1 CUBINHO DE COUVE DESCONGELADA, bater a couve manteiga no liquidificador com 1 pouco de água, jogar o suco em 1 forma de gelo e tomar 1 cubo de manha ou a noite ou batido com ½ mamão,
CUIDADO COM ALGUNS ALIMENTOS – EVITAR
  • Peixes e frutos do mar crus, como ostras e sushi 
  • Queijos de casca branca, como brie e camembert, e queijos com fungos, como roquefort e gorgonzola. Evite também queijos do tipo frescal (ou "minas"), que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. (pela presenca de uma bacteria)
  •  Carne bovina malpassada ou crua (como carpaccio), carne de porco malpassada e ovos crus
  • Atum limita-se a 4 latas por semana
  • Bebidas alcoólicas.
  •  Bebidas e alimentos com cafeína. Pesquisas ligaram o consumo de mais de 300 mg de cafeína por dia ao risco de aborto espontâneo e de a criança nascer com baixo peso, e um estudo especulou que até doses bem pequenas de cafeína já podem influenciar na perda do bebê. Não tome mais que três xícaras de café por dia, e, se possível, prefira bebidas descafeinadas.
  • PALMITO- voce pode comar POREM FERVA ELE DURANTE 10 MIN ANTES DE CONSUMIR.
  • EVITE ALIMENTOS DIET, LIGTH, QUE CONTEM ASPARTAME

ENJOANDO MUIIIIITOOOOO!!!

Gente, não poderia imaginar como é ruim este mal estar, claro que, pensando no lado bom de que estou carregando um anjinho muito esperado, está tudo ótimo e perfeito. Mas acordo mal, parece que vou desmaiar ou vom... a qualquer momento. E a fome? A fome, nem vou falar, pareço um buraco sem fundo, é uma sensação de fome direto, que loucura. Não dá para ficar mais de 3horas sem comer, que o anjinho começa a reclamar. Ontem a Amanda, minha prima, disse: "começou a padecer (nem sei se é assim q escreve)". E eu disse: HÃM????? E ela respondeu: "ser mãe é padecer no paraíso". Pois é, isso aí. E o Rô fica todo preocupado: "quer q faça algo?" "ainda tá ruim amor?" "o que eu posso fazer?" Infelizmente não pode fazer nada, mas seria bom que eles sentissem enjôo junto, né? Hoje ele perguntou: "será q vai enjoar de mim?" Acho que não, afinal o amor é grande!!! Ah, e os cheiros? HUMMMM!!!! Não tô podendo com meus cremes da Victoria Secrets, nem com meu perfume Versace. Vê se pode, vou ter que comprar um Nivea, sem cheiro, senão não vai dar.

domingo, 18 de julho de 2010

O 1° ENJÔO

Não havia sentido nada até ontem pela manhã e hoje também. Estou tão enjoada que mal consigo passar meu creme no corpo ou meu perfume. Que sensação estranha. Estava tão bem, mas agora começou... meu anjinho querido não deixe a mamãe passando mal, senão ficamos chatinhas, né? Nem consegui sair ontem à noite.
Estou me alimentando mal, por favor mães, não façam isto. ontem demorei para almoçar e fiquei com mal estar. Ainda não me acostumei que tenho mais um agora para se alimentar.Aí à tarde saí com meus "priminhos sobrinhos" Kaliel e Igor, fomos ao cinema assistir Toy Store 3 e fomos ao Mc Donald's comer Mc Lanche Feliz, para poder ganhar os brinquedinhos do Sherk. Pois é, tia e mãe é pra essas coisas, né? A Amanda (mãe) tava junto, foi muito divertido, sempre é, com eles.
Mas estava esquisita, enjoada, tonta, com dor de cabeça o dia todo. Quando vai passar, se é que vai passar?

sábado, 17 de julho de 2010

DICAS DE ALIMENTOS QUE PODEM INTERFERIR NO GENES


*DESNUTRIÇÃO- Aumenta risco de RN (Recém Nascido) obeso, hipertensão, aumento  de insulina e leptina (organismo se recorda de fome, ele tende a sinalizar para organismo acumular, criança depois de nascida tem memória de fome), por isso a importância de avaliar o ganho de peso mensalmente.
*GORDURAS BOAS NA GESTAÇÃO- ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS - não são sintetizados pelo organismo, W-3 (falta deles déficit no desenvolvimento neuro motor, menor crescimento, menor resistência a infecções, alteração na siítese surfactante- expansão pulmonar) – avaliar alimentos e suplementos  (semente de linhaça, peixes de água fria como atum, salmão, sardinha).
*CÁLCIO e VITAMINA D (transporte de cálcio) desenvolvimento do esqueleto fetal , cálcio-1200 mg/ dia. Avaliar melhores fontes de cálcio, ph intestinal, necessidade de leite e derivados e suplementação e fontes de vitamina D. (Semente de gergelim, folhas verde escuros, ervilha, lentilha, tofu, iogurtes, peixes)
*MAGNÉSIO: mantém pressão sanguinea da gestante de maneira adequada, diminui risco de pré- eclampsia. Avaliar fontes alimentares e necessidade individual da gestante e histórico de carência ao longo da vida. (Castanhas, cereais integrais, soja, peixe, couve, brocolis)
*FERRO  e ZINCO: necessidade aumentada devido a formação músculo-esquelética e formação de tecidos do bebê. Ainda melhoram a digestão, imunidade, essencial para formar DNA e RNA,  enzimas antioxidante e colágeno. Previne ruptura da bolsa aminiótica. É comum diminuição de zinco e ferro durante a gestação. Ficar atentas e avaliar a biodisponibilidade destes minerais.
*TAURINA- evita diabétes, nutre pâncreas- protege células pancreáticas, adição dela na dieta materna previne danos e promove potencial papel na vasculogênese na região das ilhotas do pâncreas fetal. A taurina favorece a síntese hepática dos sais biliares. (carnes, ovos)
*ÁCIDO FÓLICO- vitamina B9 - Está relacionada a divisão celular, formação de eritrócitos e formação do tubo neural fetal, sua deficiência relaciona-se a comprometimento de funções neurológicas. Também está relacionado a uma menor incidência de partos prematuros (espinafre, agrião,rúcula, alface).

*HOMOCISTEÍNA- aminoácido que, quando em níveis elevados, tem sido associada com a ocorrência de abortos. As vitaminas B6, B12 e ácido fólico são importantes na regulação dos níveis de homocisteína, além de participarem da proliferação celular. Todos os processos envolvidos nas funções reprodutivas da mulher como o desenvolvimento do óvulo, a preparação do endométrio (parede do útero), a implantação do embrião e a própria gestação podem ser prejudicados pela deficiência dessas vitaminas, principalmente de ácido fólico. Dessa forma, a mulher pode não ser capaz de conceber uma criança como resultado de distúrbios na qualidade do óvulo ou na maturação endometrial resultante de metabolismo de ácido fólico prejudicado. 
Dra. Viviane Pião

1° CONSULTA COM A NUTRICIONISTA

Fiquei bege!!!! Que vergonha!!!! Já engordei 2k, caramba, por essa não esperava. A Vivi pegou no pé, mas estamos felizes, pois ela me acompanha já há 3 anos e sabe das mudanças do meu corpo e meu organismo. Os exames de sangue que fiz em Abril, estavam com resultados ótimos, então meu corpo estava super bem preparado para receber a gravidez.
A consulta foi maravilhosa, pois com ela tudo fica mais "natural", literalmente. Ela tem um diferencial na realização da sua consulta que é inexplicável, só passando com ela  mesmo...
Mas enfim, ouvi coisas super legais, das quais não poderia imaginar, do tipo: "agora você é mãe, não está sozinha, então, alimentação saudável sim, mas pode ter alguns excessos, se liberta, entrga, é um momento lindo, não se preocupe com essas mudanças em seu corpo, depois tudo volta ao seu lugar, se preocupe em deixá-lo confortável aí dentro, dê quentinho, dê carinho, acalento... "
Vocês sabiam que a alimentação pode interferir total nos genes? E que pode interferir em uma criança futura obesa, diabética, melancólica, com déficit, entre outras coisas.
Pois é, quanta responsabilidade...
Conversamos sobre aminha dieta, vou alternar o glúten, coisa que brigo há 3 anos para parar, mas agora não sou só eu, ele precisa de certos nutrientes. OK!!!!

1° ULTRA - SONOGRAFIA


Fiz a 1° Ultra na Terça, infelizmente não deu pra ver meu anjinho, pois ainda estou de 5 semanas. Somente à partir da 6° ou 7° semana que é possível ver o embrião e escutar o seu coraçãozinho. O Rô ficou sem graça, pois achamos que já fosse possível enxergá-lo, mas...
Olha as fotos dele, gente, é de deixar qualquer pessoa doida de emoção. É tanto sentimento junto que nem sei falar, pois era tão esperado e, ao mesmo tempo, tão adiado... Mas ele estava só esperando eu parar a pílula, danadinho ou danadinha!!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A PREGUIÇA

Tô preguiçosa, com muito soninho e este friozinho... Sou super ativa, a preguiça não me pega, mas tá difícil levantar.
Conversei com outras ex grávidas e todas me relataram esta preguicinha excessiva.
Hoje tenho minha 1° consulta com a Nutricionista, minha queridinha Dra. Viviane Pião, depois conto as novidades, mas já sei que engordei 1k 1/5.
Ah, também vou pegar meu Ultra Som que fiz na terça, onde mostra meu pequeno anjinho.
AHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!! SZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjs

quarta-feira, 14 de julho de 2010

A DESCOBERTA


Não tinha idéia de que poderia estar grávida, simplesmente, como disse, parei de tomar a pílula, pois com tudo o que foi lido aqui, 36 anos, 10 anos de pílula, estressada, adiando sempre para o momento certo, sem dinheiro, etc, etc, etc...
Simplesmente a menstruação não veio... pensei, desregulou tudo, sempre fui desregulada, aí parei de tomar, é isso. E inchada, inchada, então solicitei a minha querida Dani, que trabalha comigo: "Vamos fazer uma drenagem, pois aí acelera o processo da visita esperada" KKKK!!!! Fiz xixi antes, fiz xixi durante, fiz xixi antes de terminar e fiz xixi quando acabou. Me senti com 2k a menos.
E durante o dia mais xixi, cheguei em casa, mais xixi e o marido comentou: "nossa, cadê aquela barriguinha, desceu?" E eu respondi: "ainda não, mas como fiz a drenagem hoje e desinchei muuuuiiiito, vai descer".
A minha ansiedade era tanta e a minha certeza era tanta de que seria positivo (estou sendo sarcástica), que saí pro almoço, comprei o teste de farmácia, e só fiz o exame à noite quando cheguei em casa.
O que não podia ser, era, 2 risquinhos: POSITIVO!!!!
Tá vendo minha cara na foto? Já tô de cara redonda!!!

DIETA PRÓ - BEBÊ

 Controle do peso, já sabemos que é condição para aumentar a chance de ficar grávida, mas é possível ainda dar uma forcinha para a natureza montando um prato rico em alimentos que estimulam a fertilidade e incluindo pelo menos um dos ítenas abaixo, todos os dias na dieta:
. Carboidratos Integrais: trocar pão, arroz, macarrão e biscoito feitos de farinha branca por eles. Isso impede a elevação dos níveis de insulina no sangue. O excesso de insulina leva à produção de testosterona pelos ovários, prejudicando a ovulação;
. Ácido Fólico: feijão, vegetais, verde-escuros, suco, de laranja, cereias fortificados e alfafa (que pode ser adicional em saladas e sucos na forma de brotos) são ótimas fontes desse nutriente, que turbina a qualidade dos óvulos;
. Ômega 3: o nutriente presente na linhaça, na amêndoa, no salmão e na sardinha ajuda a regular a ovulação e deixa a membrana que envolve o óvulo mais permeável, o que facilita a penetração do espermatozóide;
. Gengibre: o uso contínuo da raiz, crua e na forma de chá, fortalece a parede dos óvulos e dos espermatozóides, facilitando o momento da concepção;
. Leite Integral: o consumo moderado (1 porção, 2 ou 3X por semana) de laticínios integrais torna a mulher 70% menos sujeita a problemas de infertilidade;
. Inhame, Brócolis, Couve-Flor, Repolho: aumenta a produção de estrogênio pelos ovários, o que ajuda a regular a ovulação e o período fértil da mulher.
Agora, quero ver fazer tudo isso, né?
Fonte: Revista Boa Forma, mês de Julho

terça-feira, 13 de julho de 2010

RELAXE


O stress é 2X inimigo do desejo de ser mãe. Primeiro porque pode minar a disposição para o sexo (o cortisol, hormônio liberado em situações de stress, altera a ação dos neurotransmissores endorfina e dopamina, responsáveis pelo prazer). Além disso, tensão em excesso pode levar a falhas no ciclo menstrual e na ovulação, pois afeta o funcionamento do hipotálamo, região do cérebro que controla também os hormônios sexuais (é por isso que muitos casais engravidam somente depois de parar de pensar no assunto). Quer relaxar? ACUPUNTURA ou AURICULOTERAPIA. Um estudo apresentado recentemente em um encontro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva mostrou que a técnica eleva a chance de engravidar de mulheres que estão em tratamento de fertilização, pois aumenta o fluxo de sangue no útero, aumentando a espessura do endométrio e facilitando a implantação do embrião. E também libera endorfina, que reduz o stress e regula os hormônios.
Mas procure um bom profissional.

MATERNIDADE SEM DÚVIDAS

As principais questões que passam em nossa cabeça:
1- Tomo pílula há vários anos e agora quero engravidar. Vou ter dificuldade?
Não por causa do método, que para de fazer efeito assim que você suspende o uso. Ele ainda é aliado da fertilidade por prevenir miomas e endometriose, que pode levar à incapacidade de ter filhos;
2- Passei dos 35 anos e quero ter meu segundo filho. O fato de ser mãe pode me ajudar a ficar grávida?
Já sabemos que não é infértil, porém isso não elimina o efeito do tempo sobre os hormônios e qualidade dos óvulos;
3- Malhar demais deixa a mulher infértil?
Se exagerar na carga ou no tempo da atividade pode interferir. Pois o corpo precisa de energia para gastar, se gasta mais do que o devido, retira dos hormônios já que não consegue mais do coração ou do cérebro.
Porém, na minha opinião, tudo é muito relativo. Todas as amigas com quem andava falando, parou de tomar remédio há meses ou algumas que já tem filhos, demoraram 1 a 2 anos, e tudo por causa da idade ou por causa do tempo da pílula. Então, parei de tomar o meu em 22 de Maio e menstruei a última vez em 28 de Maio. Recebi a maravilhosa notícia de que estou grávida, de 5 semanas. E é por isso que estou aqui para compartilhar com vocês esta minha mais nova experiência

MATERNIDADE, QUAL O MOMENTO CERTO?


 Esta matéria da Revista Boa Forma, deste mês, veio a calhar. Pois adiei durante tanto tempo, sempre esperando o momento ideal, a hora certa, a situação financeira melhor, a vida dar uma parada, entre outras coisas. E este dia nunca chegava. Tem suas vantagens, mas também suas complicações.
Com o passar dos anos, a capacidade reprodutiva da mulher tende a diminuir, e muito. Enquanto aos 20 anos temos, a cada mês, 25% de chance de ficar grávida, aos 35 anos esse índice despenca para 15%, e continua a queda livre com o tempo passando rápido demais. Com a idade os óvulos diminuem em quantidade e qualidade, e vão perdendo a capacidade de ser fecundados pelos espermatozóides. A baixa nos níveis dos hormônios estrogênio e progesterona resulta em ciclos menstruais sem ovulação e no desenvolvimento inadequado do endométrio (camada que reveste o útero), onde o embrião se fixa para crescer.
A Endometriose (quando pedaços do endométrio se espalham pela região pélvica) é outra vilã do sonho de ser mãe depois dos 35 anos. Alguns a chamam de "doença da executiva", pois afeta quem adia a maternidade em nome do trabalho (o que eu fiz).
Como se não bastasse a queda na fertilidade, a partir dos 35 anos cresce o risco de ocorrerem alterações genéticas no embrião.
As vantagens são o amadurecimento, a estabilidade, administração melhor do tempo. Tão poucas mediante as outras, não?
Por isso vale a pena refletir em qual é o momento ideal.