terça-feira, 22 de março de 2011

SENTIMENTOS DE UMA NOVA MÃE

Bom, aqui estamos em casa desde o dia 02/03. Vou resumir como tem sido até aqui. Maravilhoso, estamos nos conhecendo a cada dia. Uma sensação de descobertas a cada minuto. Sua 1° noite em casa, no seu berço, ela se adaptou muito bem.
A cada dia vou descobrindo como realizar a nossa rotina com os horários, as mamadas, o banho... Seu 1° banho em casa foi uma loucura. As avós ao meu redor e eu quis fazer tudo sozinha. Suei muito. Mas foi lindo, maravilhoso... as avós corujas disseram que me saí bem.
Agora, a saga das mamadas continuaram. Sofri muito. Sofri porque queria muito amamentar, sofri porque sentia muita dor, sofri porque ela puxava com força o meu bico e sofri por estar sendo covarde de não suportar a dor que sentia. Meu Deus, quanta culpa. Até o dia em que durante o banho meu bico esquerdo caiu um pedaço e ficou em carne viva. Chamei o Rô e chorei muito, pois não sabia se conseguiria continuar. Então decidi dar somente o bico direito até o outro cicatrizar. Enquanto isso tirava do esquerdo na bomba elétrica. Isso me ajudava a dar alivio para aquele inchaço e dor. Usei as pomadas Lacinoh e Mace, nada adiantou. Porém como era de se esperar, o bico direito também começou a fissurar e a sangrar. Quando ia chegando o horário da mamada eu já sentia meu chão cair e me dava um mal estar. Eram sentimentos conturbadores. A dor de não querer dar o peito, a dor da pegada e ela querer mamar com vontade e eu brigando comigo mesma. Enquanto chorava e me contorcia, deixava ela se deliciar com aquilo que para mim era o terror. Quanta culpa. Liguei para a pediatra e pedi "autorização" para complementar com o NAM. E ela deixou desde que fosse até a cicatrização do bico. Enquanto isso tirava dos dois peitos com a bomba elétrica para dar alívio aquele inchaço e nódulos enormes. A cicatrização começou a melhorar com o uso de Mamare, da Eurofarma, um disco de silicone que é geladinho e dá um mega alívio no bico. Porém o pior aconteceu. O leite começou a diminuir e quase não tenho mais.
E agora ela está somente no NAM.
Eu me programei para dar o peito até os 6 meses de vida dela. Eu me disponibilizei para isto e não consegui. Foi uma sensação de fracasso enorme. Sofri muito com isto. Mas depois de conversar com muitas mães que deram o NAM e de receber o apoio do Rô, sem críticas, sem julgamentos, acho que agora não me sinto mais a pior das mães, a mãe covarde que não aguentou dar o peito com sangue e pus. Me desculpem as palavras mas, foi assim que me senti.
A Giulia está com 24 dias e está linda, gordinha, saudável e o melhor... continuo dando as mamadas na poltrona, com todo o cuidado como se estivesse dando o peito. Olhos nos olhos, conversas íntimas, um vínculo sem igual, de mãe pra filha, de amigas e companheiras. Madrugadas adentro, noites sem dormir mas, com a sensação de amor incondicional como qualquer outra mãe que amamentou seu filho no peito.
Não sofro mais. Me sinto mãe com suas dúvidas e suas convicções. A Giulia me ama como sou.

Um comentário:

  1. AMiga, Parabéns...
    Vc como sempre um orgulho para mim!!
    Sempre lutadora e sempre em frente
    bjks para as duas

    ResponderExcluir