sábado, 17 de julho de 2010

DICAS DE ALIMENTOS QUE PODEM INTERFERIR NO GENES


*DESNUTRIÇÃO- Aumenta risco de RN (Recém Nascido) obeso, hipertensão, aumento  de insulina e leptina (organismo se recorda de fome, ele tende a sinalizar para organismo acumular, criança depois de nascida tem memória de fome), por isso a importância de avaliar o ganho de peso mensalmente.
*GORDURAS BOAS NA GESTAÇÃO- ÁCIDOS GRAXOS ESSENCIAIS - não são sintetizados pelo organismo, W-3 (falta deles déficit no desenvolvimento neuro motor, menor crescimento, menor resistência a infecções, alteração na siítese surfactante- expansão pulmonar) – avaliar alimentos e suplementos  (semente de linhaça, peixes de água fria como atum, salmão, sardinha).
*CÁLCIO e VITAMINA D (transporte de cálcio) desenvolvimento do esqueleto fetal , cálcio-1200 mg/ dia. Avaliar melhores fontes de cálcio, ph intestinal, necessidade de leite e derivados e suplementação e fontes de vitamina D. (Semente de gergelim, folhas verde escuros, ervilha, lentilha, tofu, iogurtes, peixes)
*MAGNÉSIO: mantém pressão sanguinea da gestante de maneira adequada, diminui risco de pré- eclampsia. Avaliar fontes alimentares e necessidade individual da gestante e histórico de carência ao longo da vida. (Castanhas, cereais integrais, soja, peixe, couve, brocolis)
*FERRO  e ZINCO: necessidade aumentada devido a formação músculo-esquelética e formação de tecidos do bebê. Ainda melhoram a digestão, imunidade, essencial para formar DNA e RNA,  enzimas antioxidante e colágeno. Previne ruptura da bolsa aminiótica. É comum diminuição de zinco e ferro durante a gestação. Ficar atentas e avaliar a biodisponibilidade destes minerais.
*TAURINA- evita diabétes, nutre pâncreas- protege células pancreáticas, adição dela na dieta materna previne danos e promove potencial papel na vasculogênese na região das ilhotas do pâncreas fetal. A taurina favorece a síntese hepática dos sais biliares. (carnes, ovos)
*ÁCIDO FÓLICO- vitamina B9 - Está relacionada a divisão celular, formação de eritrócitos e formação do tubo neural fetal, sua deficiência relaciona-se a comprometimento de funções neurológicas. Também está relacionado a uma menor incidência de partos prematuros (espinafre, agrião,rúcula, alface).

*HOMOCISTEÍNA- aminoácido que, quando em níveis elevados, tem sido associada com a ocorrência de abortos. As vitaminas B6, B12 e ácido fólico são importantes na regulação dos níveis de homocisteína, além de participarem da proliferação celular. Todos os processos envolvidos nas funções reprodutivas da mulher como o desenvolvimento do óvulo, a preparação do endométrio (parede do útero), a implantação do embrião e a própria gestação podem ser prejudicados pela deficiência dessas vitaminas, principalmente de ácido fólico. Dessa forma, a mulher pode não ser capaz de conceber uma criança como resultado de distúrbios na qualidade do óvulo ou na maturação endometrial resultante de metabolismo de ácido fólico prejudicado. 
Dra. Viviane Pião

Nenhum comentário:

Postar um comentário